Instituto Ilhabela Sustentável apoia o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

No último dia 21 de setembro, aconteceu o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2013. A ação foi organizada pelo Parque Estadual de Ilhabela, Centro de Triagem de Resíduos e Instituto Ilhabela Sustentável, e contou com a participação de mais de 200 voluntários. 

Aconteceram simultaneamente 11 iniciativas no município, sob orientação do coordenador nacional Caio Marco Antônio e metodologia da Ocean Conservancy. Todas ligadas à iniciativa Clean Up the World, ação articulada que envolve cerca de 35 mil voluntários em mais de 120 países, uma das maiores campanhas ambientais de base comunitária no mundo. O tema da campanha de 2013 “Nosso Lugar… Nosso Planeta… Nossa Responsabilidade” mostra o quanto a ação local, feita por cada comunidade e seus voluntários, tem um impacto global.

Foram percorridos 37 quilômetros e retiraram do ambiente 970 quilos de resíduos da trilha do Baepi, Cachoeira da Água Branca, da Friagem, Três Tombos, Veloso e Gato, Estrada de Castelhanos, Trilha do Bonete, praias de Castelhanos, Bonete, Jabaquara, Barra Velha e Perequê. A ação teve a participação de diversas entidades como a equipe de estagiários do IIS, atletas do Ilhabela Rugby Club, Colégio Objetivo, Escoteiros do Mar Maembipe, ONG Sementes do Futuro, Associação Bonete Sempre, Instituto Bonete, Virada Sustentável, Ilha Adventure, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, entre outros voluntários.

No mutirão para Limpeza do Manguezal, organizado pelo Instituto Ilhabela Sustentável, Rugby e Objetivo, na praia da Barra Velha, no trecho do Córrego da Água Branca e praia do Perequê, foram retirados cerca de 210 quilos de resíduos do meio ambiente em uma manhã de trabalho. Em sua maioria eram sacolinhas de supermercado, garrafas plásticas, garrafas de vidro e pneus.

Os Manguezais são aquelas áreas onde o rio encontra o mar, ecossistemas ricos em matéria orgânica que, com o sobe e desce da maré, tornam-se refúgios naturais para reprodução, alimentação e proteção de grande parte das espécies de fauna e de flora da região costeira, algumas sob o risco de extinção. O grande volume de lixo lançado nos rios, praias e manguezais é um dos principais problemas enfrentados por estes ecossistemas. 

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias tem como objetivo, além de retirar do meio ambiente os resíduos descartados de forma incorreta e minimizar os impactos da poluição, também promover a sensibilização e a mobilização da população para o cuidado com a cidade e o meio ambiente. É necessário educar para neutralizar a fonte poluidora, o ser humano.

Ficou com vontade de participar? Ano que vem tem mais! Enquanto isso, sua contribuição pode ser feita todos os dias ao cuidar, separar e descartar corretamente seus resíduos.

 

Post a comment