3º Fórum Municipal de Mobilidade Urbana de Ilhabela

Realizado pelo Instituto Ilhabela Sustentável, em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, evento integra a Semana da Mobilidade e marca o lançamento do projeto MobCidades – Mobilidade, Orçamento e Direitos.

Na próxima sexta-feira, 22 de setembro, acontece o 3º Fórum Municipal de Mobilidade Urbana de Ilhabela, que vai debater temas prioritários como Transporte Público, Trânsito, Incentivo ao uso da Bicicleta, Acessibilidade, Travessia da Balsa e Transporte Aquaviário, além de apresentar Indicadores, propostas e projetos, com a participação de convidados e especialistas de diversas áreas.

Para conferir a programação completa, clique aqui.

O Fórum integra a programação da Semana da Mobilidade e será realizado na data em que é celebrado o Dia Mundial sem Carro, marcando o lançamento de dois importantes projetos para Ilhabela: o MobCidades – Mobilidade, Orçamento e Direitos, que reúne dez organizações da sociedade civil em diferentes cidades brasileiras e é representado em Ilhabela pelo Instituto Ilhabela Sustentável, e o EDITRANS – Programa Municipal Educando Ilhabela para um trânsito Seguro, promovido pela Prefeitura, por meio do departamento de Controle do Trânsito e Transporte.

O evento é aberto ao público, das 10 às 12:30, na Biblioteca Nilce Signorini – Barra Velha. PARTICIPE!

MobCidades – Com foco no monitoramento do orçamento e na incidência em políticas públicas de mobilidade, o projeto é promovido pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) em parceria com 10 organizações integrantes da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis. O objetivo é fortalecer e fomentar a participação popular na gestão da mobilidade urbana, com foco na garantia do direito à cidade e ao transporte.

A audiência pública “Transporte como direito social” marca o lançamento do projeto em Brasília, hoje (19/9), na Câmara dos Deputados. Participam da atividade o engenheiro e ex-secretário de Transportes de São Paulo (1989-1993), Lúcio Gregori; a professora e ex-Secretária Executiva do Ministério das Cidades (2003- 2005), Erminia Maricato; a pesquisadora do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), Letícia Bortolon; o pesquisador e representante do Movimento Passe Livre (MPL), Paulo Henrique Santarém; e a educadora e assessora política do Inesc, Cleo Manhas.

O MobCidades é financiado pela União Europeia e contempla os municípios de Belo Horizonte, Brasília (DF), Ilhabela (SP), Ilhéus (BA), João Pessoa (PB), Piracicaba (SP), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e São Paulo (SP).

 

EDITRANS – entre os dias 18 e 25 de setembro, a Prefeitura promove a Semana Municipal do Trânsito, que tem como lema: “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. A iniciativa integra o EDITRANS – Programa Municipal Educando Ilhabela para um trânsito Seguro, e propõe uma ação multissetorial, que envolva poder público e sociedade civil em discussões sobre o tema “acidentes de trânsito”, chamando a atenção para os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito no Brasil e no mundo, e mobilizando governo, empresas, organizações e sociedade civil em busca de modelos de mobilidade mais seguros.

Para o diretor do Departamento de Controle do Trânsito e Transporte, Leonardo de Pinho, a importância do movimento, além de conscientizar sobre os perigos no trânsito, mostra que cada motorista faz a diferença. “A partir do slogan ‘Minha escolha faz a diferença’, visamos informar os motoristas de que cada escolha pode ter uma consequência, muitas vezes, desastrosa. Ele pode escolher usar o cinto de segurança ou não, ele pode escolher utilizar o celular ao volante ou não, ele pode dirigir embriagado ou chamar um táxi. Queremos mostrar que as escolhas fazem a diferença, tanto para a vida do próprio motorista quanto de quem precisa transitar pelas vias”, ressalta.

Post a comment