Programa Cidades Sustentáveis

Instituto Ilhabela Sustentável participou, no último dia 6 de abril, do lançamento da nova plataforma do Programa Cidades Sustentáveis e convidará os partidos políticos de Ilhabela à aderir.

Representantes do Instituto Ilhabela Sustentável participaram da cerimônia de lançamento da nova plataforma do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), atualizada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovida pela Rede Nossa São Paulo e pelo Programa Cidades Sustentáveis. O evento aconteceu no Sesc Consolação, em São Paulo.

Em Ilhabela, o Programa Cidades Sustentáveis foi lançado à adesão dos partidos políticos em novembro, durante o evento anual do Instituto Ilhabela Sustentável e, naquele momento, já recebeu a assinatura de alguns representantes locais. Agora, com o lançamento e disponibilização da nova versão, o IIS voltará a convidar todos os partidos que atuam no município à aderir e em breve divulgará quais deles assinaram a proposta.

Durante o evento de lançamento, que contou com a participação de gestores públicos e artistas, foram apresentados dois produtos da nova plataforma: a versão atualizada do Guia GPS – Gestão Pública Sustentável e o novo vídeo institucional do programa.

O novo Guia GPS incorpora os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – aprovados no último mês de setembro pela Assembleia Geral da ONU –, que reúnem 17 macro objetivos e 169 metas com o propósito de acabar com a pobreza até 2030 e promover universalmente a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental.

“Essa é uma plataforma muito importante para as gestões municipais”, afirmou o coordenador geral da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, Oded Grajew, no evento.

Ele solicitou que os representantes dos partidos políticos e prefeitos levassem esse debate, sobre o desenvolvimento sustentável, para suas agremiações partidárias e municípios. O objetivo, segundo Oded, é que os candidatos a prefeito nas eleições deste ano assumam o compromisso com o PCS e de implementar os ODS.

Na avaliação do coordenador geral da Rede Nossa São Paulo, o Brasil tem a oportunidade de ser uma referência mundial na adoção e implementação dos ODS, começando pelos municípios. “O país pode ser uma liderança no desenvolvimento sustentável”, exortou.

A apresentação da versão atualizada do Guia GPS – Gestão Pública Sustentável, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), foi feita por Maurício Broinizi, coordenador executivo da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis.

“Nós não temos mais tempo a perder”, constatou Broinizi, ao lembrar da Conferência da ONU, realizada em setembro de 2015, que referendou os ODS ou a Agenda 2030. “O diagnóstico, que é bastante preocupante, está feito e foi assinado por 193 chefes de governo e de Estados”, afirmou.

Ele explicou que a nova plataforma do PCS visa fazer com que os ODS comecem a ser trabalhados já pelos municípios brasileiros.

Confira aqui o novo Guia GPS – Gestão Pública Sustentável.

Após a apresentação do novo Guia GPS, os participantes do evento puderam assistir ao novo vídeo institucional do Programa Cidades Sustentáveis. Com 15 minutos de duração, o filme – dirigido por Luciana Burlamaqui – foi bastante aplaudido ao final da exibição.

 

Post a comment