Relatório de Qualidade das Águas

Relatório anual do projeto Observando os Rios de Ilhabela, promovido pelo Instituto Ilhabela Sustentável, mostra como esteve a qualidade das águas de 13 córregos durante o ano de 2015.

O projeto Observando os Rios de Ilhabela faz parte do Programa de Educação para a Cidadania promovido pelo Instituto Ilhabela Sustentável e patrocinado pelo Banco Itaú. A iniciativa conta com a parceria da Fundação SOS Mata Atlântica e integra a Rede das Águas, programa de mobilização e monitoramento dos recursos hídricos que promove a mobilização social para a gestão participativa e integrada entre água e florestas, por meio da disseminação de metodologias, promoção da educação ambiental e influência em políticas públicas.

Com o objetivo de consolidar uma base de dados e indicadores de qualidade das águas e de conscientizar a população e os gestores públicos sobre a importância de elaborar e cumprir políticas públicas de preservação e de direitos de acesso ao saneamento básico, o projeto em Ilhabela teve início em 2014, com o monitoramento de cinco córregos. No início de 2015 o número de pontos monitorados dobrou para 10 e ao final do ano já eram 13.

São eles: Córrego Paquera (Galera), Ribeirão Água Branca, Córrego Camarão, Córrego Paquera (Fórum), Córrego Cachoeira (Vila), Córrego Itaguaçu/Itaquanduba, Córrego do Sino, Córrego da Armação, Córrego do Badito (Curral), Córrego da Feiticeira, Córrego do Veloso, Córrego Ribeirão (Curral), Córrego do Curral (meio).

O monitoramento é feito em parceria com escolas da rede pública e privada, e conta com a participação de alunos do ensino médio e fundamental. Eles participam da coleta e de todo o processo de análise da água, que acontece uma vez por mês, enquanto aprendem mais sobre a importância deste precioso e ameaçado recurso natural.

Para apresentar os resultados deste trabalho, a equipe do Instituto Ilhabela Sustentável faz relatórios mensais com os dados das análises, que proporcionam a possibilidade de comparar a qualidade das águas em diferentes épocas do ano e traçar um histórico das condições de nossos corpos d’água. No final do ano, um relatório com os dados dos 12 meses consolida todos os resultados em um documento que serve de subsídio para traçar estratégias e buscar soluções para as questões ligadas à água e ao saneamento básico no município.

Confira o documento completo, conheça as conclusões deste importante trabalho e descubra como anda a qualidade de nossas águas aqui.

Rede das Águas – O projeto Observando os Rios é realizado em nível nacional por outras entidades parceiras da SOS Mata Atlântica. Atualmente são analisados 111 rios no país, sendo 301 pontos de coletas em 6 estados. Em 2015 foi divulgado relatório da SOS Mata Atlântica, onde no Estado de São Paulo, apenas 4,3% das amostras registraram qualidade boa, 52,1% foram avaliados como regular, 39,3% foram avaliados em situação ruim e 4,3% péssima.

Em Ilhabela, apesar de a situação estar melhor que a média do estado, apenas 10% das amostras registraram qualidade boa, 88% foram avaliados como regular, 2% foram avaliados como ruim e nenhuma das amostras foi classificada como péssima.

Veja o relatório nacional aqui.

Adote um córrego – Em Ilhabela o projeto Observando os Rios também conta com o patrocínio de empresas locais, que adotam o monitoramento de um córrego pelo período de um ano. Empresas e associações como o Ilhabela Convention & Visitors Bureau, a Associação de Moradores dos Bairros do Sul da Ilha, o Ilhabela Greens Resort & Golf e o Colégio São João já apóiam a iniciativa. Participe você também! Adote o córrego do seu bairro ou próximo ao seu comércio e ajude a monitorar a qualidade das nossas águas. Para saber como, entre em contato com o Instituto Ilhabela Sustentável: (12) 3896-3015 | secretaria@iis.org.br

Post a comment