A convite da Prefeitura, IIS visita Parque Tecnológico

Comitiva organizada pelo prefeito de Ilhabela levou secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil ao polo de São José dos Campos, que é referência nacional de tecnologia e inovação.

No último dia 15 de junho o prefeito Márcio Tenório liderou uma visita ao Parque Tecnológico de São José dos Campos, com a participação de membros do Legislativo, Secretários de seu governo, diretores e associados da Associação Comercial e representantes da sociedade civil.

De acordo com ele, o objetivo é  estudar parcerias voltadas ao desenvolvimento sustentável do arquipélago, estimulando inovações voltadas à economia criativa, Internet, agência de desenvolvimento, e outros, com base na vocação do município.

Leia aqui a notícia publicada pelo site Radar Litoral.

Carlos Nunes, diretor executivo do Instituto Ilhabela Sustentável, foi um dos convidados da comitiva e explicou que o Parque Tecnológico de São José dos Campos, que é uma referencia Nacional,
conta com investimentos superiores a 2,5 bilhões de reais, sendo a maioria dos recursos provenientes do Estado e da União, através do Ministério da Ciência e da Tecnologia, além de grandes investimentos da iniciativa privada.

De acordo com ele, este Parque é muito distante de nossa realidade, e uma proposta de parque tecnológico em Ilhabela seria algo de pequeno porte, que poderia, por exemplo, reunir iniciativas do sistema S, (Senai, Senac, Senar e SESI), com formações técnicas profissionalizantes direcionadas ao público jovem da cidade e às demandas da região, parcerias com faculdades públicas como FATEC ou Instituto Federal, além de iniciativas de fomento a novas economias. Também poderiam ser contempladas atividades como turismo, criação de start-ups e formação de um ambiente propício para a geração de conhecimento e pesquisa capaz, inclusive, de fornecer tecnologias para a própria prefeitura.

“Mas principalmente, terá que ser financeiramente autossustentável, para não depender continuamente de investimentos municipais, pois temos que lembrar que os royalties hoje abundantes, se findarão em alguns anos”, destaca Carlos.

Post a comment