Seminários: Arranjos, Cooperação e Consórcio Intermunicipais – 2ª edição

Iniciativa do Instituto Ilhabela Sustentável, em nome da ReaLNorte, reunirá novamente os quatro municípios do Litoral Norte com o objetivo de promover o desenvolvimento regional.

Convictos da possibilidade de encontrar arranjos institucionais que possibilitem a cooperação entre os quatro municípios do litoral norte de SP, visando a resolução de problemas comuns, ganhos de eficiência para as administrações e o desenvolvimento sustentável da região, o Instituto Ilhabela Sustentável, em nome da ReaLNorte, que congrega entidades sócio-ambientais do Litoral Norte, realizará o segundo de três seminários regionais, com o objetivo de construir um consenso sobre a cooperação intergovernamental e intermunicipal, para promover o desenvolvimento regional, dando atenção especial aos consórcios públicos. A primeira edição aconteceu no dia 21 de agosto e a terceira, será no dia 23 de outubro, em local a ser confirmado.

A segunda edição dos Seminários: Arranjos, Cooperação e Consórcio Intermunicipais ocorrerá no próximo sábado, 18 de setembro, na Universidade Módulo, em Caraguatatuba, das 9h às 13h e das 14h às 18h. Pela manhã serão realizadas palestras com os especialistas no tema e no período da tarde, dinâmica em grupo com o objetivo de construir consenso.

A equipe responsável pela condução dos seminários é composta por profissionais e professores da Fundação Getúlio Vargas e Universidade de São Paulo, com larga experiência na área. O evento contará também com a participação do prefeito de uma região do estado onde o consórcio intermunicipal já é realidade.

Estão convidados o Prefeito de Caraguatuba, Sr. Antonio Carlos da Silva, para fazer a abertura, o Prefeito de São Sebastião, Sr. Ernane Primazzi, para falar de sua experiência como presidente do CBH – Comitê de Bacias Hidrográficas – e o Prefeito de Ubatuba, Sr. Eduardo de Souza Cesar, que deverá falar sobre sua experiência como presidente do CODIVAP – Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba.

O evento é aberto ao público, participarão também representantes das prefeituras e câmaras de vereadores de São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela, do governo do Estado de São Paulo e da sociedade civil do Litoral Norte.

O programa do próximo dia 18 será:

9h às 11h – Prof.ª MARCELA CHERUBINE -“Legislação sobre Consórcio Público”

11h às 13h – Prof.ª MARIA DO CARMO CRUZ -“Os Consórcios no Estado de São Paulo”

Serviço:

Seminários: Arranjos, Cooperação e Consórcio Intermunicipais

Datas: 18 de setembro de 2010

Horário: Das 9h às 13h e das 14h às 18h

Local: Universidade Módulo – Av. Frei Pacífico Wagner, 653 Centro, Caraguatatuba SP

Informações: (12) 3896 3015

Para confirmar sua presença, envie um e-mail para:

consorciointermunicipal.lnorte@gmail.com

Post a comment