Em comemoração ao Dia Mundial sem Carro e à Semana da Mobilidade Urbana, Instituto Ilhabela Sustentável promoverá campanha para estimular a carona solidária

As ações da campanha “Sou Cidadão. Sou Ilhabela” terão performances de atores do Espaço Cultural Pés no Chão em diversos bairros da Ilha e convidarão passageiros e motoristas a pedir e dar carona, estimulando o comportamento cidadão e sustentável.

Celebrado em centenas de cidades em todo o mundo, o Dia Mundial sem Carro aconteceu pela primeira vez na França, no dia 22 de setembro de 1997. Em 2000 foi adotado pela União Europeia e em 2001 chegou ao Brasil, com a adesão inicial de 11 municípios.

Em Ilhabela, o evento faz parte da programação oficial da cidade e através de uma proposta aprovada pela Câmara Municipal, foi instituído o Dia Municipal sem Carro, criado para permitir o debate de temas de mobilidade, como transporte aquaviário, ciclovias, calçadas e transporte público. 

As primeiras atividades em comemoração ao Dia Mundial sem Carro em Ilhabela aconteceram em 2007, através de uma iniciativa do Instituto Ilhabela Sustentável, em parceria com a Prefeitura, com o objetivo de convidar moradores, turistas e veranistas a deixar seus carros em casa por um dia e refletir sobre o uso de alternativas de transporte mais sustentáveis.

Naquele ano, dentre as diversas ações promovidas pelo IIS, foi feito um trecho simulado de ciclo-faixa provisória, demarcado por cones, entres as duas regiões mais movimentados da cidade,  trecho aonde posteriormente viria a ser construída a atual ciclovia (com alguns pontos ainda em fase de construção). Foi simulado ainda um modelo de transporte público aquaviário, com escunas que foram utilizados pela população para se locomover de um bairro a outro, e que também deve ser implantado na cidade até o início de 2015, de acordo com a audiência pública realizada no último dia 18 de setembro, onde a prefeitura apresentou o projeto de implantação de embarcações para o transporte marítimo de pedestres, com diversos píeres de parada espalhados na face do canal.  

Em 2014, o tema abordado pela campanha “Sou Cidadão. Sou Ilhabela” durante a Semana da Mobilidade, entre os dias 22 e 26 de Setembro, será a Carona Solidária, com atividades em diversos pontos da cidade.

As atividades contarão com a participação de atores do Espaço Cultural Pés no Chão, que utilizarão abordagens inusitadas e divertidas para convidar moradores e visitantes a praticar a cidadania e a solidariedade, oferecendo ou pedindo carona. Quem aderir à ideia receberá um adesivo pra colar no carro, sinalizando que está disposto a dar carona, e uma camiseta da campanha.

“A proposta é mostrar para as pessoas que dar e pedir carona é uma prática solidária e sustentável que pode ser adotada no dia-a-dia de todos”, explica Álvaro Rodriguez, Coordenador de Projetos do Instituto Ilhabela Sustentável.

Para saber mais sobre os horários e locais das ações, curta a página da campanha no Facebook: SouCidadaoSouIlhabela

Post a comment