Prefeitura prepara instalação de 15 bicicletários ao longo da orla

JORNAL IMPRENSA LIVRE | 26/03/2014 – ILHABELA

Prefeitura prepara instalação de 15 bicicletários ao longo da orla

Locais para usuários guardarem suas bicicletas serão distribuídos em pontos estratégicos

Thereza Felipelli

A Prefeitura de Ilhabela prepara projeto para a instalação de 15 bicicletários públicos em pontos estratégicos ao longo da ciclovia, da Barra Velha até a Vila,no Centro Histórico. A previsão é que parte dos bicicletários seja construída pela equipe da própria Secretaria de Serviços Municipais e outra parte seja produzida por uma empresa contratada. 

 

No final do ano passado foi instalado um bicicletário piloto de aço na orla do Perequê, na Praça Elvira Estorace. A novidade agora é que a Prefeitura atualmente está em conversação com um banco que poderá implantar um sistema de empréstimo de bicicletas, semelhante ao já utilizado por diversos ciclistas na Capital.

O assunto foi alvo de Projeto de Lei no ano passado e questionamentos este ano, através de requerimento, de autoria vereador Luiz Paladino de Araújo, Luizinho da Ilha (PCdoB). Segundo ele, o local que mais necessita de bicicletário é na Vila. “Existe um grande volume de pessoas que utilizam bicicletas para trabalhar e passear no Centro Histórico do município, mas não existe nenhum lugar específico para guardar as bicicletas com segurança”, comentou Luizinho. “O bicicletário trará conforto e tranquilidade aos usuários, uma vez que a bicicleta é um dos melhores meios de transportes, por não poluir e ainda auxiliar na prática de atividades físicas, trazendo melhor qualidade de vida às pessoas”, continuou o par. 

De acordo com a Prefeitura, a intenção é dotar os espaços públicos com esse equipamento, proporcionando segurança aos usuários na guarda das bicicletas, condição que deverá contribuir para o fomento da prática desse meio de transporte. A Secretaria Municipal de Obras já está elaborando o projeto, nos moldes utilizados na cidade de São Paulo, com execução prevista para o próximo semestre.

Usuários aprovam

O músico Chrystopher Lion Baesse Moran, 22 anos, acredita que se o projeto for bem executado será muito útil. Outro ciclista. O recepcionista Carlos Alberto Teotonio, 41 anos, acha também uma ótima ideia. “Muitas vezes deixamos de andar de bike por falta de lugar para guardá-las”, comentou.

O analista de comunicação Álvaro Rodriguez, 36 anos, usa bicicleta todos os dias e acredita que seria muito bom um bicicletário na Vila, mas acha que o mais adequado é utilizar uma ou mais vagas de carro para guardar as bicicletas. “Não combina bicicletário no passeio”, disse ele, que acredita que para quem usa a bicicleta como meio de transporte a prioridade é que sejam feitos bicicletários na balsa e no Perequê.

O ciclista Carlos Pedro Sant’Ana, arquiteto, que também usa diariamente a bicicleta, acha que os bicicletários são uma ação necessária para promoção da bicicleta como modal de transporte em Ilhabela. “O modelo proposto pelo vereador é sem dúvida melhor do que o que vem sendo aplicado pelos vários comércios da Ilha e espero que passe a ser considerado o ‘modelo oficial’, pois não danifica as rodas das bicicletas e facilita o processo de colocar cadeado, prendendo o quadro em vez da roda aumentando a segurança”, disse ele, que assim, como Álvaro, sugeriu que seja destinada uma vaga de estacionamento de automóvel para o estacionamento das bicicletas. “A vantagem é que assim não penalizamos o pedestre. No lugar de um automóvel que transporta no máximo cinco pessoas podemos colocar mais de vinte bicicletas”, completou.

Post a comment