Região tem cerca de 1,7 mil casos de dengue confirmados

JORNAL IMPRENSA LIVRE | 24/04/2014 – LITORAL NORTE

Região tem cerca de 1,7 mil casos de dengue confirmados 

Com 984 confirmações, Ilhabela está em epidemia e é a que registra pior quadro da doença entre as quatro cidades

Thereza Felipelli

O número de casos de dengue registrados na região continua preocupante e não para de subir, apesar de diversas ações de combate aos criadouros que vem sendo promovidas pelas prefeituras dos quatro municípios. De acordo com dados enviados a reportagem ontem, hoje são ao todo 1.724 casos no Litoral Norte. Há apenas uma semana, o total era de 935 casos confirmados.

Ilhabela continua sendo a campeã no número de casos, estando, portanto, em epidemia. São 984 confirmados, 2.052 notificados e 831 aguardando resultado. Os bairros onde a doença teve maior incidência são Barra Velha (333 casos), Itaquanduba (180) e Perequê (140) – todos na região central da cidade -, além da Vila (80 casos) , no Centro Histórico.

São Sebastião está em surto de dengue e é a que apresenta o segundo pior quadro da doença. Dados até 13 de abril confirmam 385 casos de 1.855 notificados, sendo que 28 ainda aguardam resultado. Boiçucanga, na Costa Sul, é o bairro com mais casos confirmados (146), seguido por Maresias (42), Cambury (36) e Juquehy (19), todos também na Costa Sul do município.

Em Ubatuba, que também registra surto de dengue, já são 294 confirmações de um total de 1.277 notificações, sendo que 640 aguardam resultado. Na cidade, a maior quantidade de casos ocorreu nos bairros Ipiranguinha (96), Centro (34) e Perequê Açu (16).

A cidade com menos casos registrados é Caraguatatuba, que teve 61 confirmados, sendo 516 notificados. Lá, 252 ainda no aguardo dos resultados de sangue. O bairro com maior número de confirmações é o Tinga e o restante está concentrado na área central.

Ações na Ilha – Segundo a secretária da Saúde, Lúcia Reale Colucci, este ano a dengue apresenta um quadro clínico diferente do ano passado. Os sinais de sintomas e o recorrente mal estar fazem com que o paciente volte quase que diariamente ao serviço público de saúde, o que resulta na presença de um grande número de pacientes no Pronto-Socorro e nas Unidades Básicas de Saúde.

O protocolo adotado pelo município é o mesmo do Ministério da Saúde. Desta forma, a cada retorno o paciente é reavaliado pela equipe.

A conduta é padrão, seja nas unidades de saúde dos bairros, seja no Pronto Socorro do Hospital Municipal. As equipes têm acompanhado os pacientes até o final dos sintomas. Todos os casos entram para as estatísticas, que são atualizadas quase que diariamente pela Vigilância Epidemiológica, que não registrou nenhum caso grave e nenhum óbito.

Na cidade, a equipe do Plano de Intensificação de Ações de Controle da Dengue (PIACD) faz arrastões, remoção de focos e nebulização. Embora haja diversas orientações e solicitações por parte dos agentes, muitos munícipes já foram notificados e multados, inclusive com um grande número de reincidentes.

Mutirão em Ubatuba – A Prefeitura de Ubatuba vem organizando mutirões para combater e prevenir a Dengue nos bairros da cidade onde o número de casos notificados é maior. O próximo acontece hoje no Perequê-Açu. A previsão é de que os trabalhos comecem às 9 horas e a equipe da Secretaria de Saúde pede à população que colabore com a iniciativa, permitindo a entrada dos agentes e eliminando criadouros em suas residências.

Segundo a secretária de Saúde, Ana Emília, foram comprados mil testes de NS1 (diagnóstico rápido de Dengue). Foram adquiridos também 500 criotubos (utilizados para coleta de Isolamento Viral da Dengue), materiais e testes rápidos. Ao mesmo tempo, a Secretaria capacitou os enfermeiros, a equipe de triagem e da recepção para atendimento de casos suspeitos de dengue.

“Mantemos a Vigilância Epidemiológica do hospital aberta de segunda a domingo. Desde março, aumentamos a equipe aos fins de semana”, acrescentou Ana Emília.

Post a comment