CEBIO – Centro para conservação da biodiversidade de Ilhabela

O Centro para a Conservação da Biodiversidade – CEBIO – é uma insituição sem fins lucrativos sediada em Ilhabela e iniciou suas atividades em 2009. O CEBIO tem como missão desenvolver e apoiar atividades para a conservação da biodiversidade, de espécies e ecossistemas ameaçados, por meio da pesquisa científica, educação ambiental, envolvimento com comunidades tradicionais e práticas de turismo sustentável.

Para desenvolver ações e projetos específicos o CEBIO atua em cinco programas:

Programa Aves na Trilha

Tem como objetivos a realização de estudos sobre a avifauna e seu habitat e o fomento do turismo de observação de aves como ferramenta para sua preservação. Dentre as ações está o incentivo a formação de guias de observadores de aves como forma de inibir a caça, a captura e o comércio ilegal.

Ações realizadas ou em andamento:

  •  Elaboração de plano para fomento do birdwatching em Ilhabela;
  • Elaboração e realização do I Curso de Iniciação ao Estudo e Identificação de Aves com foco na condução de observadores de aves – Ilhabela SP;
  • Registro fotográfico e audiovisual de aves de Ilhabela;
  • Alimentação do check list de aves do Arquipélago;
  • Campanha de sensibilização ambiental de turistas na Trilha dos Três Tombos;
  • Visitas técnicas;
  • Participação em feiras e congressos da área.

Programa Tradição Viva

Programa voltado para a valorização de Comunidades Tradicionais. Por meio de pequenas ações, oficinas e capacitações, busca contribuir com o fortalecimento dessas culturas tradicionais. Foram realizadas oficinas de papel machê e silk em camisetas na comunidade do Bonete. Também foram realizadas oficinas de confecção de embalagens de CDs em uma comunidade indígena na Amazônia com intuito de resgatar as músicas tradicionais de flauta Dessana.

Programa Oceano

Desenvolver estudos sobre o ambiente marinho, ecossistemas associados e da biota marinha, é o objetivo deste programa, além de apoiar e implementar ações estratégicas para preservação e manutenção de espécies marinhas ameaçadas.

Programa Pro Parque

Pretende apoiar a gestão de parques, por meio de projetos e ações que viabilizem as atividades de uso público, pesquisa, educação ambiental e proteção. Visando assim, atender as suas necessidades e demandas, seguindo às orientações do Plano de Manejo de cada unidade, por meio de recursos provenientes de editais, doações, patrocínios e parcerias.

Inicialmente o Programa Pró Parque atende ao Parque Estadual de Ilhabela (PEIb).

Programa ABCbio

Visa promover educação ambiental junto à população local e turistas estimulando a capacidade de interpretar as problemáticas ecológicas da região e estabelecer relações com o meio ambiente. Também tem como objetivo promover atividades bioeducacionais nas escolas.

Todos os trabalhos realizados pelo CEBIO contam com a colaboração de voluntários. Participe você também! Para maiores informações acesse o sitewww.cebio.org.br ou entre em contato pelo email contato@cebio.org.br

Post a comment